City Tour Raízes Amazônicas

Iremos fazer um passeio para conhecer a formação do povo amazônico, a arquitetura com influências portuguesa e francesa, o auge do ciclo da borracha, a biodiversidade e as tradições indígenas na culinária mais autêntica do Brasil. Sem sombras de dúvidas esta programação transportará para diversos momentos e espaços históricos dessa linda cidade das mangueiras.

A arquitetura de Belém reflete uma rica mistura de influências históricas, culturais e climáticas. A cidade é um ponto de encontro entre o Brasil colonial, a modernidade e a singularidade da Amazônia, o que se reflete na diversidade de estilos e na integração com o meio ambiente.

A gastronomia paraense é uma das mais ricas e variadas do Brasil, marcada por uma combinação única de ingredientes locais, influências indígenas, africanas e portuguesas. A culinária do Pará é celebrada não apenas pela sua variedade, mas também pelo seu sabor marcante, suas técnicas de preparo e pela importância cultural que ocupa na vida dos paraenses. Em 2015, foi reconhecida pelo título de Cidade Criativa da Gastronomia, através da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A beleza natural de Belém é um dos maiores encantos da cidade, sendo uma fusão do urbano com a Amazônia exuberante. A beleza da cidade vai muito além dos seus monumentos históricos e culturais: ela está presente no seu ecossistema, na vegetação e no modo de vida dos seus habitantes, profundamente ligados ao meio ambiente amazônico.

O que este pacote inclui

Transporte

Guia de turismo

Ingressos

Condições de pagamento

Reservas só serão garantidas mediante pagamento antecipado, via deposito bancário. Os dados serão fornecidos após solicitação de reserva.

Para mais informações entre em contato com nossa equipe!

Duração

06 Horas de experiência.

Saídas

Quarta-feira a domingo.

Horário de início

08h30

City-tour Raízes Amazônicas

Para dar início a nossa programação, começaremos visitando o complexo do Ver-o-Peso, situado às margens da baía do Guajará, considerado a maior feira ao ar livre da América Latina. Um espaço que simboliza a riqueza cultural e gastronômica da região, destacando-se por sua diversidade de produtos, incluindo peixes frescos, carnes, frutas tropicais, ervas, especiarias e iguarias típicas da culinária paraense, como o açaí, o tacacá e a maniçoba. Além disso, as barracas e os vendedores trazem uma energia única ao ambiente, com a presença de música, dança e festividades, oferecendo não apenas produtos típicos, mas também uma imersão na cultura local.

Em seguida, partiremos em direção ao complexo Feliz Lusitânia, localizado na região mais antiga da cidade, conta com uma rica história, remetendo as origens, as raízes e à formação de Belém do Pará, além de uma vista privilegiada para a baía do Guajará. Ademais, também temos como destaque o Museu de Arte Sacra, o Forte do Presépio e a Catedral Metropolitana de Belém.

Prosseguiremos com nosso passeio, seguindo pela Cidade Velha, o primeiro núcleo urbano da cidade, que possui um rico patrimônio arquitetônico, com edifícios coloniais que datam do século XVIII e XIX. Iremos admirando os antigos casarões com seus azulejos portugueses, que preservam a história e a cultura da cidade, até chegarmos ao Mangal das Garças, parque naturalístico conhecido por sua beleza natural e a variedade da fauna e flora, um espaço importante para se conectar com a natureza e aprender sobre a biodiversidade amazônica.

Adiante, vamos conhecer a Belém da Belle Époque, iremos ao complexo Estação das Docas, antigo porto de Belém. Sua construção data do século XIX, e o projeto de revitalização buscou preservar a arquitetura original, mantendo elementos históricos que combinam memórias, cultura, gastronomia e lazer, conectando você a Baía do Guajará.

Faremos uma breve parada para o almoço (não incluso), em seguida visitaremos o magnifico Theatro da Paz, um dos principais ícones culturais de Belém e um dos teatros mais importantes do Brasil. Inaugurado em 1905, o teatro é um exemplo notável da arquitetura neoclássica e reflete a riqueza cultural e histórica da região amazônica. Progrediremos a praça Batista Campos e finalizaremos no Parque da Residência, que ocupa a área da antiga residência dos governadores do Pará, conta com jardins, árvores frutíferas e uma vegetação exuberante, proporcionando um ambiente agradável.