Tour Caruanas

A uma parte da intensa cultura marajoara pode ser vivida na cidade de Soure, Ilha do Marajó. Os ateliês de cerâmica marajoara e ateliê de curtume são espaços de produções artesanais delicadas, os quais no momento de sua produção busca adicionar elementos culturais característicos da região, assim como a reprodução de técnicas adotadas por diversas etnias indígenas que viveram em solos Marajoara.

Os ateliês de curtume é uma atração curiosa, nos ateliês diversos artigos são criados a partir da pele do búfalo. Técnica de produção artesanal que permeia gerações e sempre mantendo a originalidade de produção. Bolças, cintos, chaveiros, calçados e até peças íntimas são exemplos de artigos produzidos essencialmente da pele do búfalo.

A Ilha do Marajó é grandioso tanto na flora quanto fauna. A Ilha também possui um símbolo bastante reconhecido que é cerâmica. A cerâmica é produzida em ateliês por artesões habilidosos, transformam a simples argila em utensílios duradouros e delicados, além da beleza, a história de um povo.

Na Ilha do Marajó, há pessoas que leva a vida no ritmo mais leve, sem tantas preocupações quanto as pessoas do centro urbano. Visitar o Marajó permitirá observar e conhecer comunidades autossustentáveis, comunidades que vivem do extrativismo. Além de observar o modo de vida da comunidade, também observaremos as formas das casas e suas pinturas bem coloridas.

o que este pacote inclui

Traslado hotel/terminal hidroviário e terminal hidroviário/hotel (Belém)

Traslado porto/hotel e hotel/porto (Marajó)

Bilhete de passagem da embarcação fluvial (Belém/Soure e Camará/Belém)

Passeio conforme descrito na programação

Degustação de queijo

Guia local

Condições de pagamento

Reservas só serão garantidas mediante pagamento antecipado, via depósito bancário. Os dados bancários serão fornecidos após solicitação de reserva.

Para mais informações, entre em contato com nossa equipe!

Duração

03 dias de exeperiências

Saída

As segundas- Feiras

hora de início

Às 07h00

Tour Caruanas

1º dia

Às 07h00, traslado do hotel ao Terminal Fluvial de Belém seguido de embarque com destino a cidade de Soure, na Ilha do Marajó. A viagem é feita em embarcação tipo catamarã, com duração de duas horas.

Durante os primeiros minutos de viagem, você poderá observar a região das ilhas que circundam Belém, até o início da travessia da Baia do Marajó, formada pelas águas do maior rio do mundo, o Amazonas, nesta região é chamada de Rio Pará, e seus tributários. Chegada às 10h00.

Após chegada, traslado ao hotel ou pousada. Deixaremos as bagagens na recepção e em seguida partiremos para conhecer o entorno da cidade, com parada no ateliê de Cerâmica Marajoara do artesão Carlos Amaral, que produz peças baseada na cultura Aruan, ultima etnia indígena a habitar o Marajó; Ateliê de Couro, local de produção artesanal de artigos em couros, tradição transmitida por gerações, que ainda mantém características originais de produção; Ateliê do artesão Ronaldo Guedes, que reproduz peças cerâmicas baseadas em diversas etnias indígenas que habitaram o Marajó, além de peças em madeiras coletadas em praias e manguezais. Nosso passeio continua até a praia da Barra Velha. Durante o trajeto, há possibilidade de avista manadas de búfalos, pois passaremos por dentro de uma fazenda . O acesso a praia é feito por uma trilha por dentro do manguezal. Tempo livre para descanso e almoço e logo depois retorno ao hotel ou pousada.

2° dia

Após café da manhã, seguiremos rumo as comunidades tradicionais ribeirinhas, onde observaremos o modo de vida do caboclo marajoara e também sua tradições, histórias e lendas. Partiremos, então, por uma rodovia até chegar a Comunidade Pesqueiro, breve visita e em seguida atravessaremos um igarapé, em canoa a remo, em direção a comunidade Céu e Caju Una, essas são formadas por ribeirinhos e vivem da pesca e do extrativismo vegetal. Essas comunidades são excelentes para quem gosta de comunidades isoladas e autossustentáveis. A arquitetura e o colorido das casas, que não se repetem, faz com que se tenha uma agradável visão da comunidade. Tempo livre para almoço e banho de praias, e em seguida, após o momento de descanso, retorno ao hotel.

3° dia

Após café da manhã, liberação dos apartamentos, saída em direção ao porto do Camará, para embarque cm destino a Belém. Ainda no percurso, faremos uma parada para conhecer a Vila de joanes e suas ruína jesuíticas, as ruínas são sinais das presenças dos colonizadores na ilha do Marajó. Visitaremos ainda a praia e nela uma pausa para almoço e banho, logo adiante retorno a Belém seguido de traslado ao hotel.