As maravilhas de Alter
Na região Oeste Paraense destaca-se uma vila conhecida nacional e internacionalmente, a vila de Alter do Chão. Ao logo dessa programação você conhecerá essa pequena vila localizada no município de Santarém, aproveitar suas praias de águas transparentes, navegar pelo famoso Lago Verde e o majestoso Rio Tapajós, participar de trilhas da Serra da Piraoca. No topo da serra a paisagem fica por conta dos rios Amazonas e Tapajós, o Lago Verde, a rica Floresta Nacional do Tapajós e toda vila de Alter.
Caminhada pela Serra
Alter do Chão é lugar de renovar energias, aventura e lazer. Para isso, uma trilha partindo da praia do Amor até o topo da Serra da Piraoca. Ao logo da caminhada as belezas naturais surpreendem, e apesar de estar em meio a Amazônia, a vegetação cerrado o que é mais surpreendente. O topo da Serra gratifica a caminha com um linda visão da Praia do Amor, o Lago Verde, o gigante Rio Tapajós e todo vila de Alter do Chão.
Rios, lagos e canais
A região de Alter do Chão é abençoado por águas doce, isso faz deste destino diverso em atrativos naturais. Rio Tapajós por si só é uma grande beleza natural. O Lago Verde que banha a Praia do Amor é surpreendente com suas águas verdes esmeralda. O canal do Jarí é outro encanto indispensável, esse canal liga os dois gigantes rios , o Tapajós e Amazonas. Durante o passeio fluvial as possibilidades são grandes de conhecer a flora e fauna da região.
Comunidade da Flona
Além de conhecer belezas naturais de Alter do Chão, as comunidades da região estão de portas abertas para receber visitantes. A comunidade do Jamaraquá esta poucos quilômetros de centro de Alter, essa comunidade estar inserida na Floresta Nacional do Tapajós e faz parte do projeto de manejo florestal sustentável da Amazônia. O cultivo de mandioca, feijão, arroz e produção de farinha de mandioca é os principais meios de subsistência.
Confira mais informações sobre este pacote
Traslado aeroporto/hotel e hotel/aeroporto
transporte em van, doblo ou carro esportivo
transporte em embarcações regionais
Guia local ou condutor de atrativos naturais
taxa de visitação, nas comunidades
passeio conforme descrito
Reservas só serão garantidas mediante pagamento antecipado, via depósito bancário. Os dados bancários serão fornecidos após solicitação de reservas.
Para mais informações, entre em contato com nossa equipe!
5 dias e 4 noites
De segunda a domingo
Às 07h00
Roteiro detalhado
1° Dia
Chegada, recepção e traslado ao para vila de Alter do Chão e hotel da hospedagem. Restante do dia livre.
2° dia
Em horário pré-determinado, saída para visitar o pequeno centro da vila de Alter do Chão e suas praias de águas transparentes. Faremos travessia, em cano, aqui chamada de catraia, a praia localizada entre o Lago Verde e Rio Tapajós. Iniciaremos nossa caminhada em direção a Serra da Piraoca, que é a elevação principal da região, neste percurso temos a presença da vegetação de cerrado até iniciar a subida íngreme, mas relativamente curta. Depois de uma hora de caminhada, alcançaremos o topo da serra, onde teremos uma visão de 360 graus do Rio Tapajós que em alguns trechos atinge uma largura de mais de 20 km, o Lago verde com inúmeras baías, o rio Amazonas ao norte e Alter do Chão ao sul. Este é um ponto de grande beleza cênica da Floresta Nacional do Tapajós; o retorno requer cuidado na descida. O pôr do sol será comtemplado na Ponta Muretá ou Cururu, depois uma parada para banho nas águas do rio Tapajós.
3° dia
Após café da manhã no hotel, saída para início da travessia do Lago Verde e rio Tapajós com destino a comunidade de Ponta de Pedras. Parada pra visita e logo depois seguida para o canal do Jari, canal natural que liga o dois grandiosos rios Tapajó e Amazonas. A ponta do Jari é uma área inundada e dormitórios de papagaios e garças, a revoada dessas aves acontece ao amanhecer e entardecer. visitaremos ainda uma casa típica ribeirinha e finalzinho de tarde contemplar o pôr do sol na ponta do Cururu.
4° dia
Café da manhã no hotel e em horário pre-determinado, saída para visita a comunidade Jamaraquá, localizada dentro da Floresta Nacional do Tapajós, o acesso pode ser feito de carro, vans ou barco, conhecendo as praias do Pindobal ou Aramanai. A comunidade faz parte do projeto de apoio de manejo florestal sustentável da Amazônia, o passeio possibilita ao visitante conhecimento sobre a utlização dos recursos naturais pelas populações ribeirinhas. A comunidade vive da produção de farinha de mandioca, feijão e arroz para subsistência. Em seguida visita as praias de Cajutuba para banhos, tarde livre e depois retorno a Alter do Chão.
5° dia
Em horário conveniente traslado ao aeroporto de Santarém para embarque com destino a cidade de origem.
Solicite agora mesmo seu orçamento