A estrela do Norte
A programação parte de Belém rumo a cidade de Soure, Ilha do Marajó. Os ateliês de cerâmica marajoara e ateliê de curtume são espaços que contam a história da região marajoara por meio da arte artesanal, os artesões ao produzir as peças tomam base nas diversas etnias que já viveram na região do Marajó. As comunidades tradicionais ribeirinhas apresentam seu modo de vida tranquilo e autossustentável, ambiente ideal para vivenciar a cultura local. A ocasião também é ideal pra tomar um bom banho de praia de água doce.
Vivenciar a cidade de Soure
Um passeio por Soure permitirá conhecer a população local, a dinâmica dessa cidade Marajoara. Visitar também o espaço de produção de peças cerâmicas marajoaras será outra experiência de conhecimento. A técnica da arte da cerâmica são heranças indígenas, antes da chegada dos europeus em terras Marajoara a comunidades indígenas já produziam utensílios de cerâmica.
Curtume marajoara
O búfalo, apesar de não ser uma espécie nativa da Ilha, tornou-se símbolo do arquipélago. E do couro do animal diversos artigos manufaturados são produzido. Chaveiros, cintos e calçados são exemplos de alguns desses produtos feitos a partir da pele do búfalo. Essa tradição do curtume atravessa gerações e sempre mantendo a originalidade de produção.
Praias Marajoara
Dentre campos alagados, flora e fauna, cerâmicas e búfalos carismáticos, há as praias Marajoara. São praias de extensa faixa de areia e, o mais impressionante, de água doce. Em algumas praias há vilas de pescadores, essas comunidades ribeirinhas praticam extrativismo animal como forma de subsistência.
Confira mais informações sobre este pacote
Traslado Hotel/Porto hidroviário e Traslado Porto Hidroviário/Hotel (Belém)
Traslado Porto/Hotel e Hotel/Porto (Marajó)
Bilhete de passagem fluviais ( Belém/Soure e Camará/ Belém)
Passeio conforme descrito no Programa
Degustação de Queijo de Búfala.
Guia local
Reservas só serão garantidas mediante pagamento antecipado, via depósito bancário. Os dados bancários serão fornecidos após solicitação de reserva.
Para mais informações, entre em contato com nossa equipe!
Três dias de experiências
Às 07h00
Roteiro detalhado
No primeiro dia, às 07h00, traslado do hotel terminal fluvial de Belém seguido de embarque com destino a cidade de Soure, na ilha do Marajó. A viagem é feita em embarcação tipo catamarã, com duração de duas horas.
Durante os primeiros minutos de viagem, você poderá observar a região de ilhas que circundam Belém, até o início da travessia da Baía do Marajó, formada pelas águas do maior rio do mundo, o Amazonas, que nesta região é chamada de Rio Pará, e seus tributários. Chegada às 10h00.
Em seguida traslado ao hotel ou pousada. Deixaremos nossas bagagens na recepção e em seguida partiremos para conhecer o entorno da cidade, com parada no ateliê de Cerâmica Marajoara do artesão Ronaldo Guedes, que reproduz peças cerâmicas baseada em diversas etnias indígenas que habitaram Marajó, além de peças em madeiras coletada nas praias e manguezais. Nosso passeio continua até a praia da Barra Velha. Durante a caminhada há possibilidade de vermos manadas de búfalos, pois passaremos por dentro de uma fazenda. O acesso a praia é feito através de uma trilha pelo manguezal. Tempo livre para banho e almoço (não incluso). Logo em seguida retorno ao hotel ou pousada.
2° dia
Após café da manhã, nosso passeio prossegue em direção as comunidades tradicionais ribeirinhas, onde observaremos o modo de vida do caboclo marajoara e suas tradições, histórias e lendas. Seguiremos por rodovia até a Comunidade do Pesqueiro, breve vista e em seguida atravessaremos o igarapé, em canoa a remo, em direção a comunidade Céu. Visitaremos as comunidades Caju Una e Céu, formadas por ribeirinhos que vivem da pesca e do extrativismo. Essas duas comunidades são perfeitas para quem gosta de comunidades isoladas e autossustentáveis. A arquitetura e o colorido das casas, que não se repetem, fazem com que se tenha uma agradável visão da comunidade. Tempo livre para almoço e banho na praia. Após nosso momento descaso nesta agradável praia, vamos retornara ao hotel. Durante o retorno, vamos visitar uma típica fazenda marajoara degustar um bom queijo produzido na ilha.
3° dia
Após café da manhã, hora de liberar os apartamentos, e em seguida rumo em direção ao porto do Camará, para embarque com destino a Belém. Durante nosso percurso, faremos uma parada para conhecer a Vila de Joanes e sua ruínas Jesuíticas. Essas são os primeiros sinais do colonizador na Ilha do Marajó. Logo em seguida, visitaremos a praia e tempo livre para almoço e banho. Depois, embarque com destino a Belém. Ao chegar, traslado ao hotel.
Solicite agora mesmo seu orçamento